segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tutorial - Instalando o RVM no Ubuntu 11.04

Nesse rápido tutorial vou mostrar como instalar o RVM no Ubuntu 11.04. Esses passos devem servir para outras distribuições Linux, mas não testei.

Para quem não conhece, o RVM é um utilitário que permite que mais de uma versão do Ruby seja instalada na mesma máquina. Com ele é possível configurar cada projeto para usar uma versão diferente do Ruby.

A instalação do RVM não tem muito segredo, mas sempre tem algum detalhe que esqueço, por isso resolvi deixar aqui anotado o passo-a-passo. As informações aqui apresentadas retirei do guia oficial de instalação do RVM. Sugiro verificar esse link para informações sempre atualizadas.

Instalando

Antes de instalar o RVM é necessário ter alguns pacotes que por padrão não estão instalados no Ubuntu. Para obter esses pacotes, execute o comando abaixo:
sudo apt-get install git git-core curl

A seguir, instale o RVM executando os seguintes comandos:
bash < < (curl -s https://rvm.beginrescueend.com/install/rvm)

echo '[[ -s "$HOME/.rvm/scripts/rvm" ]] && . "$HOME/.rvm/scripts/rvm" # Load RVM function' >> ~/.bash_profile

source .bash_profile

Com isso feito, você pode executar o comando "rvm requirements" para listar as bibliotecas necessárias para executar cada versão do Ruby. Caso você deseje executar o Ruby MRI, instale as bibliotecas executando o comando abaixo:
sudo apt-get install build-essential openssl libreadline6 libreadline6-dev curl git-core zlib1g zlib1g-dev libssl-dev libyaml-dev libsqlite3-0 libsqlite3-dev sqlite3 libxml2-dev libxslt-dev autoconf libc6-dev ncurses-dev automake libtool bison


Por fim, deve-se instalar a versão do Ruby desejada. Para instalar a versão 1.9.2 do Ruby MRI, execute o comando abaixo:
rvm install 1.9.2


Com isso a instalação do RVM está concluída.

Usando

Apenas para fins de exemplo, abaixo estão os comandos utilizados para criar uma nova aplicação Rails usando o RVM.

Primeiro, defina a gemset a ser usada. O comando abaixo cria uma gemset usando o Ruby 1.9.2 para o projeto "teste":
rvm use 1.9.2@teste --create


Instale o Rails:
gem install rails


Crie a aplicação:
rails new teste


E, por fim, dentro do diretório da aplicação, crie o arquivo .rvmrc:
cd teste
rvm use 1.9.2@teste --rvmrc


O arquivo .rvmrc é usado pelo RVM para carregar a gemset utilizada no seu projeto. Para que o arquivo seja detectado, execute o comando abaixo e confirme a mensagem que será exibida.
cd .

Finalizando

Os comandos apresentados aqui funcionam no Ubuntu 11.04, porém, eles também devem funcionar em outras versões do Linux. Para informações atualizadas, sugiro verificar o guia oficial de instalação do RVM.