quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A teoria e prática caminham juntas

Frequentemente ouço alguém pedir: "devo aprender primeiro a tecnologia X ou Y?" ou, "o que é melhor eu conhecer, Java ou C# ?". Normalmente minha resposta vai ser: não importa qual você aprenda, desde que aprenda primeiro os conceitos por trás delas.

A importância da teoria

As formas de ensino as quais estamos acostumados normalmente separam a teoria da prática, nunca mostrando como aplicar toda a teoria no mundo real. A teoria e prática são separadas de tal modo que somos levados a crer que uma não tem relação com a outra.

Certamente você já ouvir frases do tipo "Isso é coisa de acadêmico", "No mundo real uma coisa dessas não se aplica" ou então "Eu sou uma pessoa pragmática não ligo pra essas teorias".

Essas frases são exemplos claros de como a teoria e prática são vistas como duas coisas distintas. Uma pessoa se diz pragmática e se afasta de qualquer teoria. A verdade é que a teoria está pros traz de tudo que fazemos, querendo ou não, ela é o fundamento.

O foco excessivo na tecnologia

Uma tendência que vemos atualmente é um foco excessivo na tecnologia em si e não nas motivações por traz dela. Todos querem estudar a nova ferramenta da moda.  As soluções são baseadas apenas em ferramentas.

O que adianta conhecer o framework de desenvolvimento web XYZ se a pessoa não sabe os conceitos básicos de desenvolvimento web? Ou aprender o lindo e maravilhoso framework de persistência recém lançado, sem saber quais seus objetivos e razões de existir.

Esse foco excessivo leva as pessoas a serem especialistas em uma determinada ferramenta, sendo incapazes de utilizar outras ferramentas de mesmo propósito ou até mesmo de fazer qualquer julgamento a respeito delas.

A teoria faz parte da prática

Sempre que preciso utilizar uma ferramenta procuro entender os problemas que motivaram o desenvolvimento dela e a forma que ela visa resolver esses problemas. Com isso em mente, fica fácil comparar diversas ferramentas e adotar outra se necessário.

Um exemplo prático é o desenvolvimento Web. Comecei a desenvolver sistemas web utilizando ASP.Net, e como todos devem saber, o conceito de WebForms adotado pelo ASP.Net tenta abstrair a complexidade da web e simular o desenvolvimento desktop. Nunca gostei muito dessa idéia de abstrair a web, por isso acabava estudando o funcionamento por traz daquela abstração. É importante saber como mostrar os dados em um Grid ou como utilizar um Repeater com dados aninhados, mas tem coisas muito mais importantes que isso.

Com o conhecimento de desenvolvimento web em geral que adquiri, e não apenas o conhecimento da abstração criada pelo ASP.Net, fui capaz de utilizar outros frameworks sem problemas. É só uma questão de traduzir a teoria para os comandos do novo framework.

Orientação a objetos na teoria e na prática

A orientação a objetos não é nova, porém somente na última década ela passou a ser amplamente utilizada.

Em qualquer projeto desenvolvido hoje, se alguém cogitar utilizar o desenvolvimento estruturado, certamente será motivo de piadas. Afinal, programação orientada a objetos (POO) é um paradigma muito superior a programação estruturada. Há apenas um problema: grande parte dos projetos que atualmente são desenvolvidos utilizando POO não utilizam os conceitos de POO, são apenas programas estruturados utilizando classes.

POO não se resume a conhecer o que é classe, objeto, método e herança. Há muitos outros princípios que se aplicados ajudam no bom desenvolvimento. Os princípios mais difundidos são os que conhecemos pelo acrônimo SOLID. São eles:
  • SRP - Single Responsibility Principle;
  • OCP - Open Closed Principle;
  • LSP - Liskov Substitution Principle;
  • ISP - Interface Segregation Principle;
  • DIP - Dependency Inversion Principle.
Apenas com estes princípios é que podemos realmente alcançar todo o potencial da POO e não apenas desenvolver programas estruturados utilizando classes. Em futuros posts devo falar mais sobre eles.
Mais uma vez, é um questão de mudar o foco da tecnologia para a teoria.

Em resumo

Para ter sucesso no desenvolvimento de software devemos tirar um pouco o foco da tecnologia e aprender os conceitos por traz dela. É uma pena que a cada dia as instituições de ensino estão focando menos nessa teoria e mesmo quando o fazem, é de forma distante da realidade, ficando difícil fazer uma ligação entre teoria e prática.