quinta-feira, 28 de junho de 2012

Google Chrome para iPhone e iPad

O Google acaba de lançar o Chrome para iPhone e iPad.

O Chrome utiliza a mesma engine de renderização do Safari, pois a Apple proibe que aplicativos usem outra engine. Dessa forma, o Google não pode utilizar por exemplo sua engine de javascript V8 e nem mesmo fazer outras otimizações no WebKit.

Só resta ao Google se dedicar a criar uma interface muito boa, e foi justamente isso que fizeram. A interface é claramente inspirada no WebOS, não é a toa que recentemente contrataram vários funcionários que trabalharam no desenvolvimento do finado sistema da Palm/HP.

Para alterar entre as guias, as telas são apresentadas como um baralho de cartas. Para eliminar uma guia, basta arrastá-la para "fora do baralho". As imagens abaixo mostram o funcionamento das guias (clique para ampliar).

Outro recurso interessante é a troca rápida de abas (também inspirado no WebOS). Pode-se arrastar a tela na direção da borda para o centro para mudar entre as abas. É necessário iniciar o movimento bem no canto da tela, vindo de fora da tela para dentro.


Além do visual interessante, ele também conta com recursos como sincronização de abas, sincronização de favoritos, e o famoso modo anônimo. A velocidade dele me parece ser semelhante ao Safari, mas preciso testar mais para afirmar com certeza.

O único ponto negativo é a limitação imposta pela Apple, não permitindo que navegadores de terceiros sejam definidos como o navegador padrão. Já passou da hora dela remover essa limitação!

Veja abaixo o vídeo de divulgação do Google:

O download do Chrome para iOS (iPhone e iPad) pode ser feito pela App Store.