quinta-feira, 21 de junho de 2012

Usuários do Windows Phone 7 não terão upgrade pro WP8

Finalmente a Microsoft confirmou o que a maioria já suspeitava, os celulares com Windows Phone 7 não serão atualizados para a nova versão do sistema, a versão 8.

Essa decisão tem grandes implicações para os desenvolvedores, para os usuários e para a própria Microsoft. Para mim, é um erro não suportar os aparelhos que estão atualmente no mercado.

Um desenvolvedor antes de criar o aplicativo precisa pensar no seu público alvo e decidir quais aparelhos serão suportados. Todos os aparelhos lançados até o momento suportam apenas o Windows Phone 7, isso quer dizer que a única opção viável é suportar o WP7. Desenvolvedores só poderão utilizar recursos do WP8 quando a quantidade de usuários com a nova versão for significamente maior que com a versão antiga, o que certamente vai levar alguns anos.

Para o usuário, o que a Microsoft está fazendo é uma falta de consideração justamente com os clientes que ela deveria mais valorizar. São esses clientes que resolveram investir em uma plataforma nova, com poucos aplicativos.

Para a Microsoft, o maior problema é a estagnação da plataforma, afinal, poucos desenvolvedores irão ver vantagem em focar na nova versão. Além disso, ela perde a confiança justamente dos seus clientes mais importantes.

A situação só deve se normalizar quando a quantidade de celulares com o WP8 for bastante superior aos com WP7. Isso deve demorar alguns anos, afinal, não vejo nenhum grande crescimento nas vendas de celulares com esse sistema. Até lá, todo o ecossistema estará estagnado na velha versão 7.
Lumia 900 has a bright future, thanks to Windows Phone 7, right, Steve?
Imagem originalmente postada aqui. Dica do John Gruber.