terça-feira, 12 de junho de 2012

Um monitor de 27" com tela retina, só daqui a alguns anos

A muito tempo existiam rumores que a Apple iria adotar telas retina na sua linha de notebooks. Agora, finalmente, esse rumor se tornou realidade. O novo MacBook Pro conta com uma resolução incrível de 2880 x 1800 pixels.

Uma das grandes dúvidas era como a Apple iria adotar as telas retinas em seus computadores. Alguns diziam que ela simplesmente iria dobrar a resolução, outros achavam que ela não iria dobrar, mas sim multiplicar por uma taxa menor (digamos, 1,5). Nesse novo MacBook a Apple simplesmente dobrou a resolução (de 1440 x 900 para 2880 x 1800).

Fazendo as contas

Agora, vamos fazer uma conta simples...

No review do Thunderbolt Display de 27 polegadas feito pelo Anandtech eles citam que o controlador Thunderbolt suporta dois canais, cana um transmitindo 10Gbps de dados em cada direção. Ou seja, o máximo de dados transmitidos do computador para o monitor é de 20Gbps.

No mesmo artigo é feito o cálculo de quanta banda consome esse monitor. Segundo esse cálculo, o monitor, que tem resolução de 2560 x 1440 pixels, utiliza 6,75Gbps de dados.

Se levarmos em conta que uma tela retina dobra a resolução tanto na vertical como na horizontal, o total de pixels é quadruplicado. Logicamente, a quantidade de dados utilizada também é quadruplicada. A banda utilizada pelo monitor atual é de 6,75Gbps, logo, se ele contar com uma tela retina utilizará  27Gbps (6,75 * 4).

Veja, o Thunderbolt consegue fornecer apenas 20Gbps, enquanto que um monitor de 27" com tela retina precisaria de 27Gbps.

O que esperar

Segundo os dados que temos, fica claro que o Thunderbolt atual não seria adequado para uma tela retina desse tamanho. Além disso, a própria placa de vídeo do novo MacBook Pro não iria suportar a resolução desse monitor. Essa placa de vídeo suporta até 3840x2160 enquanto que o monitor teria 5120x2880.

A solução da Apple pode ser: atualizar o controlador Thunderbolt (o que faria com que os micros atuais não suportassem esse novo monitor) ou não duplicar a resolução (perdendo qualidade e provavelmente complicando o desenvolvimento).

Logicamente, a Apple também terá outros desafios pela frente, como qualidade/durabilidade dos painéis LCD, consumo de energia, processo de fabricação e principalmente custo. 

Infelizmente não será tão cedo que teremos um monitor desses.